Os folículos pilosos, que são as estruturas que protegem a raiz dos cabelos, são afetados
Você já leu aqui que vários são os fatores que levam à queda de cabelo, desde alterações hormonais, carências nutricionais, maus hábitos e até o estresse diário. Esses são fatores em que há a necessidade de acompanhamento médico para que haja algum controle.
Embora a principal causa para a queda dos cabelos seja biológica, existem fatores externos que impactam no surgimento ou na agravação do problema.
O uso contínuo do boné é um deles.
Mas o que tem a ver o uso de boné e a queda de cabelos?
No começo pode parecer uma relação estranha, mas esse hábito tão comum pode, sim, ter esse efeito colateral.
A queda de cabelo por conta do uso de boné é causada pelo que conhecemos como “alopecia por tração”, que é relacionada a uma tensão contínua dos fios.
Quando os fios vão sendo rotineiramente tracionados de uma forma muito intensa, a raiz do cabelo é machucada no couro cabeludo que, enfraquecido, acaba por deixar o fio morrer.
O resultado desse mau uso do acessório demora a aparecer, portanto, a pessoa afetada não percebe essa ligação e tende a aceitar que a queda de cabelo é algo natural da idade.
Quando a queda já está em andamento, o uso do boné acaba por acelerar o processo e, geralmente, quanto menos fios a pessoa tem, mais ela usa o acessório como forma de disfarçar essa perda. É um ciclo vicioso.
Mudança de hábito
Para que o boné não cause ou acelere a queda de cabelo, alguns cuidados são fundamentais, como, por exemplo, evitar o uso contínuo do acessório, deixando o couro cabeludo mais livre para respirar e menos abafado.
Usar um boné com o tamanho adequado da cabeça, além de manter o regulador um pouco mais folgado, também auxilia na prevenção da queda dos fios.
Para os que têm histórico de alergia, cabelos finos, tendência à queda dos fios e doença no couro cabeludo, o ideal são bonés finos e que possuam áreas de ventilação.
Uma última dica é lavar o cabelo sempre que houver muita transpiração, evitando o aparecimento de infecções que causem ou acentuem a queda de cabelos.
Fontes: uol.com.br / veja.abril.com.br
Imagem: Blog Key Design