São mais de 70 patologias e condições que fazem parte da lista de doenças dermatológicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Celulite, estrias, verrugas e até o envelhecimento são algumas das inevitáveis condições de pele que fazem parte da lista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essas situações também podem ser caracterizadas como doenças dermatológicas, que nada mais são do que qualquer alteração na normalidade da pele e que interfere no bem-estar do ser humano.
A SBD destacou as principais características de 8 das doenças de pele mais comuns no Brasil.
A primeira delas é a Vitiligo. A doença causa em algumas regiões da pele a perda de coloração. E elas são causadas por fenômenos autoimunes ou traumas psicológicos.
Já a Albinismo é uma desordem genética na qual é insuficiente a produção de melanina fazendo com que pele, olhos e cabelo não tenham pigmento.
A Dermatite Atópica é uma doença crônica, genética e não contagiosa. O paciente sente a pele seca, vermelhidão e coceira.
Ao contrário da Dermatite Atópica, a Dermatite de Contato é uma inflamação causada por produtos. Pode causar uma grande alergia, ou ficar restrita ao local de contato.
Ao Provocar lesões como bolhas com água, o Eczema cria secreções que formam crostas e aumento da espessura da pele.
Escabiose, ou Sarna, como é mais conhecida, são lesões causadas por fezes de animais e são provocadas por ácaros que procriam na pele.
Manifestada principalmente no rosto, a Melasma são manchas escuras na pele. As mulheres são as mais afetadas e as causas estão ligadas a exposição ao sol e o uso de remédios contraceptivos.
Já a Psoríase tem causa desconhecida. A doença é crônica e não contagiosa. Seus principais sintomas são vermelhidão, descamação e surgimento de manchas espessas.
Fonte: Revista Galileu (https://glo.bo/2wx0hVm)
Imagem: Área de Mulher