Mais do que combater as rugas que já existem, uma das funções da toxina botulínica é prevenir o aparecimento de novas marcas no rosto.
O primeiro ponto importante que precisamos destacar é que cada tratamento é individualizado. Ou seja, o que funcionou para uma pessoa não necessariamente vai ter o mesmo efeito em outra.
Por isso que, em vários casos, homens e mulheres começam a aplicar o Botox a partir dos 20 anos para ter mais “controle” sobre as rugas.
“A palavra de ordem aqui é equilíbrio. Antes de iniciar qualquer procedimento, é fundamental fazer uma avaliação completa da pele, analisar os fatores hereditários, entre outros detalhes. Só aí vamos indicar qual o melhor caminho”, explica Dr. Silvestre Silveira, médico dermatologista da Clínica Suprema, de Araguaína (TO).
Entenda essa prevenção
Na nossa pele, a toxina botulínica vai manter os músculos da face mais relaxados. A aplicação acontece em pontos específicos do rosto, conforme a análise do profissional.
As rugas estáticas, fixas, um dia já foram rugas de expressão, aquelas que aparecem conforme movimentamos os músculos da face.
Por isso, a proposta do Botox Preventivo é justamente atenuar o movimento das rugas de expressão para que, com o passar dos anos, elas não se tornem rugas fixas.
“E é sempre bom reforçar que o rosto não fica paralisado ou congelado. O objetivo é suavizar a expressão, deixar mais jovial, e não ‘repuxada’”, ressalta Dr. Silvestre.