As vitaminas, no geral, têm grande importância para o bom funcionamento do corpo. A vitamina D, em especial, é um hormônio presente no organismo que interfere diretamente na qualidade da pele, por isso é importante estar atento para a sua reposição.
A vitamina D traz benefícios ligados ao rejuvenescimento da pele, auxilia significativamente na diminuição de rugas, linhas de expressão e ainda no combate às espinhas.
Quando ativada pela luz solar, esse hormônio é sintetizado e sofre reação química. O processo faz com que as células se dividam e se renovem, fortalecendo o sistema imunológico, promovendo mais elasticidade na pele e um contorno mais definido.
Como obter vitamina D?
A vitamina D é produzida de forma natural pelo corpo por meio da exposição consciente ao sol. É indicado ficar pelo menos 15 minutos diariamente em contato direto com os raios solares, entre 9h e 10h ou após as 16h.
Vitamina D em alimentos
Além da exposição solar, a vitamina D também pode ser ativada no organismo com a ingestão de alguns alimentos, como fígado do boi, ovos, leite integral, queijo, óleo de fígado de bacalhau, sardinha e atum em lata. Nos alimentos, as quantidades de vitamina encontrada são menores, por isso o mais indicado é o contato com o sol.
Consulte um especialista
A carência dessa vitamina pode causar complicações na saúde e bem-estar do paciente. Pessoas idosas, obesos mórbidos e negros são mais propensos a desenvolver dificuldade na absorção natural, além disso existem doenças, como a osteoporose, que são causadas pela falta de vitamina D.
É indicado sempre consultar o seu médico especialista para realizar a bateria de exames e manter a qualidade vital do seu organismo.
Fonte: dermaclub.com.br / portal.fiocruz.br / unimed.coop.br /
Imagem: Freepik