Transplante Capilar e células tronco: o futuro

A técnica mais moderna e avançada está prestes a se tornar realidade

Uma das técnicas que, há décadas, vem sendo objeto de estudo no combate à calvície é o TRANSPLANTE CAPILAR POR MEIO DAS CÉLULAS TRONCO.

Células tronco são células que, por terem a capacidade de se transformar em diferentes tipos celulares, têm o potencial de recompor tecidos danificados, podendo dar origem, inclusive, a outro organismo.

Por ser uma técnica que não deixa cicatrizes visíveis, pode ser uma alternativa extremamente viável tanto para homens quanto para mulheres que sofrem com a constante queda de cabelo.

Como funciona?

Basicamente, da seguinte forma: remove-se um folículo pequeno do local doador, em seguida esse folículo é isolado para que, a partir dele, em laboratório, possam ser desenvolvidas células capilares específicas que poderão regenerar novos folículos pilosos quando adicionados à pele.

Os avanços nos testes

Testes de laboratório já demonstraram ser possível o crescimento de pelos em camundongos imunodeficientes, ou seja, que não apresentam pelos no corpo e que foram submetidos a essa técnica.

O futuro da técnica

Com os avanços nas pesquisas e a possibilidade do sucesso dos testes em humanos, no futuro será possível, em laboratório, cultivar suas próprias células para o tratamento.

Também será possível fornecer transplantes que seriam feitos a partir de células retiradas de outros doadores, o que pode diminuir os custos, já que o cabelo seria cultivado com antecedência e submetido à testes de compatibilidade diminuindo ainda mais os casos de rejeição por parte do paciente.

Fontes dos dados:  www.super.abril.com.br / www.clinicamuricy.com.br / www.tudosobrecelulastronco.com.br

Imagem: Tudo Sobre Células Tronco