Ter uma alimentação adequada é tão importante no cuidado dos fios quanto o uso de bons shampoos e condicionadores
Nas mulheres, o normal é que haja uma queda de, pelo menos, 80 fios de cabelo por dia. Quando essa queda passa a ser notada de maneira exagerada, com fios aparecendo por toda a casa e falhas no couro cabeludo, é sinal de que o cabelo está enfraquecido.
A queda de cabelo está associada a vários fatores e um deles é a deficiência de vitaminas, proteínas e sais minerais, substâncias essenciais que garantem o crescimento e a força dos cabelos.
O que fazer?
Uma boa alimentação é essencial para que os fios cresçam brilhosos, macios, fortes e saudáveis.
Para isso, alguns nutrientes, como a vitamina C, vitamina B12, ferro (feijão, vegetais verdes e cereais), peixes e demais alimentos ricos em vitaminas do complexo B são fundamentais.
Vegetais, como a cenoura e a beterraba, abundantes em vitamina A, também são essenciais.
Uma alimentação adequada ajuda na lubrificação dos fios. Para isso é necessário que o consumo de gorduras insaturadas, como o azeite de oliva, seja incluído na dieta.
O consumo constante de soja, ovos, leite, grãos, carnes e castanhas também contribui para que os fios cresçam mais fortes.
A importância da ingestão de água
A água é fundamental para a hidratação do couro cabeludo, evitando que os fios fiquem desidratados, fracos e quebradiços.
Também é função da água retirar as impurezas do corpo, inclusive do couro cabeludo. Sem o consumo de água adequado, as toxinas se acumulam e provocam a queda dos cabelos.
Portanto, a recomendação básica é que se beba, pelo menos, 2 litros de água diariamente, o que equivale a, mais ou menos, 8 copos.
Fontes: / abcrc.com.br / dermaclumbe.com.br / allthingshair.com
Imagem: Colégio Web