Saiba o que é Envelhecimento Extrínseco e como evitar

Nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis

O tempo passa para todo mundo, a pele vai ficando mais seca, enrugada e adquirindo linhas visíveis no rosto, perdendo a aparência juvenil. Esse envelhecimento é comandado pelos nossos genes e é chamado de “envelhecimento intrínseco”. 

Mas quando o ambiente faz com que a pele envelheça prematuramente, chamamos de “envelhecimento extrínseco” e esse tipo pode ser retardado com algumas ações preventivas.

E como eu faço para retardar o envelhecimento extrínseco?

1) Primeiro é preciso reconhecer um dos maiores agentes responsáveis pelo envelhecimento prematuro da nossa pele: o sol.

2) Proteja sua pele da radiação solar todas as vezes que sair de casa, não importa por quanto tempo de exposição. Utilize o filtro solar, não vacile nem mesmo em dias nublados. Use roupas com mangas compridas, calças, chapéus ou bonés. Quando for à praia, utilize protetor solar com FPS 30, ou superior, e resistente à água.

3) Utilize autobronzeador em vez de se queimar ao sol para obter um bronzeado, cada vez que sua pele é queimada, ela envelhece prematuramente. Fuja das câmaras de bronzeamento artificial.

4) Fumar acelera o processo de envelhecimento da pele, causa rugas e dá uma aparência mais pálida e opaca. Então já sabe né? Melhor parar de fumar.

5) Quando você faz uma expressão facial, seus músculos subjacentes se contraem, se você faz isso repetidamente por muitos anos, as linhas formadas por essas expressões se tornam permanentes, por isso evite expressões faciais repetitivas.

6) Coma de forma saudável, tenha uma dieta balanceada. Se alimentar de frutas e vegetais frescos pode ajudar contra o envelhecimento prematuro da pele. O consumo de muito açúcar ou outros carboidratos refinados pode acelerar o envelhecimento.

7) Não exagere no álcool, ele desidrata a pele e a danifica. 

8) A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema imunológico, por isso se exercite na maioria dos dias da semana.

9) Cuidado na hora da limpeza: esfregar a pele pode irritá-la, o que acelera o processo de envelhecimento, por isso limpe-a suavemente. Lave o rosto duas vezes ao dia após suar muito e aplique um hidratante facial. 

10) Se o produto que você usa na pele queima ou causa irritação, pare de usar. Irritar a pele faz com que ela pareça mais velha. Essa regra não vale para os produtos anti-envelhecimento prescritos por um médico, já que queimar ou arder é normal, mas é essencial que você comunique ao médico esse desconforto.

11) Se a sua pele já apresenta os sinais do envelhecimento prematuro, mude seu estilo de vida. Não é tarde para adotar novos hábitos, e se os sinais o incomodam, procure ajuda do seus médico de confiança.

 

Fonte: American Academy of Dermatology Association (https://bit.ly/3e3VDj1)

Imagem: Tua Saúde