Saiba mais sobre o Vitiligo

Caracterizada pela perda de coloração da pele, o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física. É necessário, porém, conhecer um pouco mais sobre essa condição.

As lesões brancas se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos, células responsáveis pela formação da melanina. Sem causa claramente estabelecida, acredita-se que o vitiligo seja uma doença autoimune.

As lesões na pele causadas pelo vitiligo possuem formas e tamanhos variáveis. O dermatologista é o profissional que irá diagnosticar e tratar a doença.

Sintomas

A maioria dos pacientes não possui nenhum sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Em alguns casos raros, há relatos do aumento de sensibilidade e dor na área afetada.

O diagnóstico do vitiligo é clínico, a lâmpada de Wood ajuda na detecção da doença em pacientes da cor branca e a biópsia da pele revela a ausência dos melanócitos.

É importante ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista.

Tratamentos

Não existe cura para o vitiligo, o que existe são opções terapêuticas que têm por objetivo cessar o aumento das lesões. O tratamento é diferente para cada paciente e deve ser discutido com o dermatologista.

Não é recomendado o uso de medicamentos “milagrosos”, fórmulas naturais e receitas dadas por leigos. O resultado pode trazer frustação ao paciente e as mais adversas reações.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://goo.gl/5mpzd8

Imagem: https://ibapcursos.com.br/