Uma boa alimentação, o uso de produtos específicos e, principalmente, cuidados com a higiene são alguns dos fatores que ajudam a manter os fios saudáveis
Uma das áreas do corpo humano que mais sofre com fatores externos e internos é o cabelo.
Existem cuidados que, por conta da rotina do dia a dia, acabam sendo esquecidos e que são muito importantes para que a saúde dos fios esteja em dia.
Alimentação saudável
Apostar em uma dieta rica e diversificada ajuda a preservar a saúde capilar, isso porque alguns nutrientes são importantes para o fortalecimento dos fios.
Sendo assim, alimentos como ovos, leguminosas, carne e peixe favorecem a produção natural de uma proteína capilar chamada queratina.
O ferro, presente no feijão e no espinafre, também é um mineral importante para a saúde do couro cabeludo.
Presente na cenoura e no tomate, a vitamina A ajuda a combater a oleosidade.
O uso de produtos adequados
É ideal que se procure por produtos que não causem ressecamentos e alergias.
Um xampu de qualidade ajuda a retirar a oleosidade, limpar os fios, dar fim nos resíduos de poluição e na descamação dos fios, dando brilho e maciez, facilitando até o penteado.
Alguns ativos, como hidratantes e controladores de oleosidade, podem ser adicionados para direcionar a ação do produto.
É recomendado também o uso de condicionadores após a lavagem para reduzir o frizz, neutralizar a carga negativa dos fios e melhorar a maciez e o penteado.
Higiene dos fios
É o cuidado mais básico na relação de tratamento dos cabelos.
Lavar o cabelo de maneira regular é requisito básico para a manutenção dos fios, não havendo regra para essa frequência, já que os tipos de cabelos são diferentes.
Assim, pessoas que possuem cabelos mais oleosos tendem a lavar os fios com uma frequência maior do que quem tem cabelos mais secos.
A atenção ao couro cabeludo também é fundamental, já que ele sofre com o acúmulo de sujeira e gorduras.
Evitar banho com água muito quente no inverno ajuda o cabelo a produzir menos óleo. Cuidados com a exposição ao cloro e a água do mar no verão, com o uso de hidratantes e protetores, evitam impactos mais profundos.
Fontes: abcrc.com.br / unimed.coop.br / sbd.org.br
Imagem: Viva Saúde do Homem