Conheça as principais características desta doença de pele que ainda desperta preconceito pela falta de informação
A psoríase é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e que pode ser desencadeada ou agravada pelo estresse ou abalo emocional. Além disso, ela também pode atuar como porta de entrada para outras enfermidades.
Descamação da pele, coceira, manchas avermelhadas e desconforto são os sintomas mais comuns e que podem abalar a autoestima e dificultar algumas tarefas diárias.
Manter o controle emocional é fundamental, principalmente porque a psoríase pode gerar problemas nas articulações, diabetes tipo 2 e pressão alta.
Dentre outras complicações que podem ser causadas pela psoríase estão:
– Artrite psoriática
– Obesidade
– Pressão alta
– Doença renal
– Doença cardiovascular
– Mal de Parkinson
– Síndrome metabólica (o que aumenta o risco de doença cardíaca)
– Doenças autoimunes (como doença celíaca, esclerose e síndrome de Chron)
– Problemas nos olhos (conjuntivite)
As lesões mais aparentes geralmente surgem no couro cabeludo, braços, cotovelos, tronco, pernas, sob os seios, axilas, na área genital, unhas e até dentro da boca.
Contudo a doença não se manifesta da mesma forma em todo mundo. Normalmente ela surge com manchas vermelhas cobertas por escamas brancas, a pele fica seca, rachada e pode sangrar, além da pessoa sentir coceira, queimação e dor.
Apesar de tudo o que já foi citado, a doença tem tratamento para diminuir os sinais e sintomas. Procure o seu médico de confiança!
Fonte: Pfizer (https://bit.ly/2RDJnf6)
Image: Jornal da Cidade BH