A calvície é um problema que afeta tanto homens como mulheres, mas em níveis diferentes. A principal causa é a Dihidrotestosterona (DHT), uma versão super concentrada de testosterona, o hormônio masculino.
Quando produzido em excesso, o DHT prejudica a absorção dos nutrientes pelos folículos capilares, deixando os fios de cabelo cada vez mais finos e fracos. O organismo feminino também consegue produzir essa substância, mas quando saudáveis e com equilíbrio hormonal, as mulheres conseguem neutralizar a testosterona antes que ela vire o DTH.
Também existem outros fatores que podem levar a queda dos fios, como a amamentação, estresse, deficiência de nutrientes, pós-cirurgias e menopausa, todas são situações que descarregam toneladas de hormônios no organismo.
As mulheres devem tomar cuidado com a síndrome do ovário policístico (SOP), um distúrbio hormonal que aumenta a produção de testosterona, além de estimular o aumento da acne, massa muscular e pelos.
Fique atento aos sinais
Antes que você comece a ficar preocupado ao reparar nos fios de cabelo presos no pente ou na escova de cabelos, saiba que é super normal perder por volta de 150 deles diariamente. Isso acontece de forma corriqueira, como ao passar a mão no couro cabeludo, no banho ou durante o ato de pentear.
Mas fique em alerta para algumas situações, como ao perceber muitos fios no travesseiro ou na roupa durante o dia, ou se o ralo do banheiro entupir por causa do cabelo perdido durante o banho.
Nesse caso, o ideal é procurar um médico especialista. Ele é quem vai descobrir a causa do problema e indicar o melhor tratamento para o paciente.
Fonte: Portal G1 (https://glo.bo/3CjCJjL)
Imagem: Grupo Mídia