Pele com acne é motivo comum nas consultas dermatológicas

O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que as mulheres são as mais atingidas.

A maioria das (dos) pacientes que frequentam o consultório dermatológico buscam uma resolução em comum: tratamento de acnes. Este é o resultado de uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os dados não causaram surpresa para a SDB, já que sempre é levado em consideração que a procura pelo tratamento aumenta quando o problema atinge a aparência do paciente.

A acne é comum não só no Brasil, mas também em outros países. Mesmo acometendo muitos adultos, é nos adolescentes que ela se manifesta com maior frequência. Na maioria das vezes, o incômodo chega a atingir entre 79% e 95% da população dessa faixa etária. A pesquisa apontou ainda que pessoas com pele clara são as mais atingidas.

Maquiagem na pele acneica?

Uma das principais dúvidas de quem tem o problema é em relação ao uso de maquiagem na pele com acne. De acordo com a SBD, o uso de maquiagem não causa problemas, mas o indicado é que os produtos sejam comedogênicos, livres de óleo e estejam associados a alguma substância que ajude a tratar a acne, como o ácido salicílico.

É fundamental, também, que a pessoa esteja fazendo um tratamento médico para o problema.

A limpeza da pele diariamente, com produtos adequados para o tipo de pele, é essencial para um bom resultado do quadro. Além dos cuidados tomados pelos pacientes, o médico dermatologista deve estar atento ao tratamento correto para cada caso, avaliando a área e a intensidade da acne em cada pele, com qual frequência ela aparece, a idade e sexo de cada pessoa. 

O levantamento apontou, ainda, que mulheres entre 25 e 40 anos são mais suscetíveis a ter uma pele acneica. Para cada homem afetado, quatro mulheres são portadoras dessa condição, chegando a mais de 16 milhões de brasileiras afetadas. 

Fonte: SBD (https://bit.ly/33rgCHd)

Imagem: Clube de Mulher