Os vários mitos sobre a Acne

A Acne, apesar de muito discutida, ainda é pouco conhecida, por isso nós vamos desmistificar algumas informações que rondam esse assunto 

Primeiramente nós precisamos saber o que é a acne.

Muito comum na adolescência, mas também presente na fase adulta, a acne é o resultado de uma inflamação nas glândulas sebáceas e nos chamados folículos pilossebáceos, causando alteração na aparência da pele, além de diversas lesões que são mais comuns na face, mas também podem surgir nos ombros, peitos ou nas costas.

Na puberdade, a produção dos hormônios responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas (andrógenos pelo homem e dos estrógenos pela mulher) são os principais responsáveis pelo aparecimento da Acne.

E já que estamos falando de mitos, vale lembrar primeiramente que a acne não é contagiosa e também, ao contrário do que muitos dizem por aí, não tem nada a ver com a “sujeira” da pele.

Os mitos sobre a acne

1) Um dos mais famosos é o que diz que lavar bastante o rosto previne o aparecimento dos cravos e espinhas. Mentira! O excesso de lavagem pode funcionar ao contrário e fazer com que mais acnes apareçam. O ideal é que o rosto seja lavado apenas duas vezes ao dia.

2) Outro mito muito famoso é o que diz que a ingestão de chocolates aumenta a acne. Também não. Não há nenhum estudo médico que comprove essa afirmativa, portanto, se você tem acne e gosta de chocolate, pode continuar a comer sossegado.

3) Para finalizar, algo que todo mundo faz, que é espremer a espinha achando que vai melhorar a situação do rosto. Não, não vai. Muito pelo contrário, o ato de “cutucar a pele” só faz piorar a situação, sendo recomendado apenas o uso de medicação específica para amenizar a inflamação na pele.

Fonte: sdb.org.br / brasilescola.uol.com.br

Imagem: Beleza Today