Seu rosto não é estacionamento de espinhas
Espinhas incomodam muito e mesmo a menor delas pode se tornar motivo de terror para os adolescentes que recém chegaram à puberdade. Se cravos e espinhas já são ruins por si só, imagina quando eles se desenvolvem profundamente na pele e formam uma protuberância vermelha, inchada e bem dolorida?
Existem casos e casos. Em alguns, é possível tratar em casa com algumas dicas que irão diminuir o tamanho, vermelhidão e inchaço, além de aliviar a dor. Vale lembrar que cuidar da pele desempenha um papel mais do que fundamental no tratamento da acne.
1) Mantenha sua pele sempre limpa: lave-a duas vezes ao dia e, após suar, a transpiração pode piorar a acne, especialmente ao usar chapéu ou capacete, então lave a pele o mais rápido possível após suar.
2) Seja gentil com a sua pele: aplique produtos suaves e que não contenham álcool, fique longe das loções que irritam a pele, evite pano, esponja de malha ou qualquer outro tipo de tecido que tenha ação esfoliante. A pele seca e vermelha deixa a acne visualmente pior.
3) Por favor, não esfregue a pele, isso só piora a acne. Na hora de lavar, prefira usar água fria. Se você tem cabelos oleosos, use shampoo regularmente.
4) Quando uma acne se formar, não estoure, esprema, arranhe, arranque ou lixe. Deixe-a curar naturalmente, caso contrário só levará mais tempo para sumir, além de aumentar o risco de fazer aparecer uma “bela” de uma cicatriz no lugar. Nada de sol ou camas de bronzeamento – a acne é muito sensível à luz ultravioleta (UV).
Se as espinhas te deixam triste, desmotivado, sem vontade de cantar uma linda canção, se estão deixando cicatrizes ou escurecendo sua pele, se os produtos que você experimentou não funcionaram, procure ajuda médica.
A Clínica Suprema ficará feliz em te receber.
Fonte das informações técnicas: American Academy of Dermatology (https://bit.ly/3hXXdn5)
Imagem: Veja Rio