Muita atenção com a data de validade dos produtos que você usa na sua pele!

A data de vencimento de qualquer produto, seja para alimentação, higiene, remédio, ou qualquer outro uso, é uma garantia de segurança para nossa saúde.

Mas há um consenso popular de que os artigos cosméticos (shampoos, sabonete, cremes, etc) podem ser usados depois da validade, afinal aquela data é apenas uma “previsão”, certo? Não tem problema estender o uso mais um pouco.

Sinto muito informar, mas a resposta é NÃO! NÃO USE PRODUTOS VENCIDOS NA SUA PELE.

Se você tem medo de comer qualquer alimento vencido, tenha esse mesmo medo na hora de cuidar da parte externa do seu corpo.

Os prejuízos podem ser vários

Quando um cosmético “vence”, as substâncias que fazem parte dele podem oxidar e também alterar o PH, o índice que diz se elas são alcalinas ou ácidas.

Nestes casos, os produtos podem causar o surgimento de placas vermelhas na pele, descamação, dermatite, queimaduras, acnes e até favorecer a infecção por bactérias ou fungos.

“Por isso é muito importante termos o hábito de olhar com frequência a data de validade das maquiagens, cremes, loções, tudo o que colocamos na pele para evitar esses problemas. Principalmente com aquele produto que você sabe que comprou há algum tempo, usou pouco, mas agora você achou de novo e quer usar mais”, alerta Dr. Silvestre Silveira, médico, da Clínica Suprema de Araguaína, especializada em Dermatologia.