Quem pensa em acabar com as rugas e sinais do envelhecimento, além de “parar o tempo” do rosto, já ouviu falar da toxina botulínica, mais conhecida pelo nome de Botox. Acontece que por trás de todo procedimento estético, até mesmo da aplicação do Botox, as pessoas podem ter muitas dúvidas e acabar envoltas em mitos e verdades.
Muita gente acha que o botox é a mesma coisa que preenchimento e isso é um mito. Os dois tratamentos nem tem o mesmo objetivo. Enquanto que o preenchimento reduz a flacidez e repõe o volume de algumas áreas do rosto com o objetivo de melhorar o contorno, a toxina botulínica age paralisando o músculo, evitando a sua movimentação, impedindo a formação de uma ruga ou que ela fique acentuada por causa da contração muscular.
É verdade que o botox pode causar deformações no rosto, mas só se a substância for aplicada por uma pessoa sem experiência no procedimento. É por isso que é super importante consultar um médico dermatologista quando for aplicar o botox. Existe uma série de recomendações pós-aplicação que só um profissional habilitado pode dar para você.
Algumas pessoas falam que o botox é a solução definitiva para as rugas, o que é um mito. A toxina botulínica não remove de forma definitiva as rugas do rosto, suas doses controladas e fracionadas tem o poder de relaxar a musculatura, reduzindo as rugas e linhas de expressão, mas só enquanto durar o efeito da substância, o que leva de três a seis meses. É importante renovar a aplicação do botox rotineiramente.
Outra verdade que é bastante difundida é que o botox pode resolver (temporariamente) o problema da sudorese excessiva, a hiperidrose. A toxina botulínica paralisa um neurotransmissor que regula a atividade das glândulas sudoríparas, produtoras de suor, livrando o paciente (temporariamente) da hiperidrose.
É verdade que o botox também é um aliado no tratamento do bruxismo, uma condição em que os pacientes apertam ou rangem os dentes de forma involuntária durante o sono, trazendo uma série de problemas na boca. A substância, quando aplicada nos músculos da articulação temporomandibular (responsável pela mastigação), tem o poder de minimizar o bruxismo.
Um dos mitos que são espalhados por aí é de que a aplicação do botox impede que o paciente siga a rotina de skincare preventiva. A verdade é que os cuidados do skincare são aliados do botox. É importante que além do protetor solar, o paciente use produtos hidratantes com ativos antioxidantes na fórmula, bem como o ácido hialurônico, que ajuda a devolver o volume do rosto, recuperando a firmeza da pele.
Essa rotina com produtos anti-idade pode combater e prevenir os sinais do envelhecimento de forma duradoura.
Mas lembre-se, botox só com recomendação de um dermatologista! Na Clínica Suprema você encontra especialistas na aplicação da toxina botulínica, inclusive no “Baby Botox”. Entre em contato e agende um horário, nosso whatsapp é 63 9997-6805.
Fonte: Dermaclub (https://bit.ly/36v8Ga8)
Imagem: Revista Exemplo