Manchas escuras na pele? Cuidado, pode ser um sinal de câncer

Saiba como diferenciar as origens das manchas, mas sempre com ajuda médica

Elas surgem em diversas partes do copo, algumas desaparecem rapidamente, outras permanecem por mais tempo. E independente da sua forma, tamanho e característica, as indesejadas manchas na pele ainda são motivo de questionamento entre homens e mulheres. Será que é câncer de pele?

Um fato importante que você precisa saber é que nem sempre as manchas escuras são consideradas câncer de pele. Podem ser marcas de acne, as famosas sardas, manchas causadas por excesso de pigmentação da pele e marcas ou manchas causadas pela exposição em excesso à luz solar.

Manchas causadas por acne

De cor roxa, avermelhada ou marrom, são manchas que aparecem naturalmente no pós-inflamatório, após a cicatrização da acne, devido à produção de melanina pelas células do corpo.

Sardas

Aparecem geralmente em pessoas de pele clara ou ruivas, que têm predisposição genética. As manchas de cor marrom claro ou avermelhadas surgem durante a infância e costumam desaparecer parcialmente na fase adulta.

Melasma

Mais comum em mulheres grávidas ou que fazem uso de anticoncepcionais. São consideradas manchas hormonais, uma vez que surgem devido ao aumento da ação dos melanócitos, que são células responsáveis pela pigmentação da pele.

Melanose Solar

São manchas escuras que aparecem a partir dos 40 anos de idade e estão relacionadas com a exposição à luz solar a longo prazo. Podem aparecer no corpo inteiro.

Melanoma – Câncer

A mais preocupante de todas. De cor escura e forma irregular, essas são manchas que podem ocasionar o câncer de pele. Aparecem pelo excesso de exposição a radiação solar sem proteção e surgem de repente ou a partir de um sinal já existente.

 Em caso de manchas suspeitas, procure um médico dermatologista, porque, se for tratada precocemente, maior é a chance de se ver livre desse problema. O melanoma poder ser muito letal e perigoso, no entanto, tem mais de 90% de cura quando tratado no início.

Manter em dia os cuidados com a pele são fundamentais: faça uso constante de protetor solar e hidratantes, tenha bons hábitos de saúde, evite álcool e cigarro, beba pelo menos dois litros de água por dia e fique de olho no seu corpo.

Fonte: dermaclub.com.br / juntoscontraomelanoma.com.br / unimed.coop.br

Imagem: Dráuzio Varela