Hábitos do dia a dia são responsáveis por 70% da radiação solar recebida pelo ser humano

Uso do protetor, roupas com filtro UV e exposição controlada ao sol ainda são os métodos mais confiáveis de proteção

Apesar das incansáveis recomendações dos especialistas para a proteção da pele diariamente, muita gente acredita que os maiores riscos de exposição estão nas idas às praias, piscinas ou rios, quando nosso corpo fica boa parte do tempo descoberto em contato direto com o sol.

Mas olha esse dado: 70% da radiação solar que você recebe ao longo da sua vida vêm da rotina diária no trabalho, estudos e afazeres pessoais. Somente 30% são obtidos nos momentos de lazer.

Por isso a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que a população use roupas e acessórios com proteção UV, barracas e protetores solares, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho e faça o uso de produtos com fator de proteção a partir de 30. 

São os pequenos e constantes cuidados diários que vão proteger você.

Atenção com as cicatrizes

O cuidado com cicatrizes também é fundamental. É importante ter uma atenção com as mais recentes para que não fiquem escuras se expostas ao sol. Já para as mais antigas, o cuidado é para que elas não se desenvolvam em tumores. Para ajudar, o uso de filtro solar, de adesivos e de esparadrapos pode ser fundamental.

Passando na hora certa

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta, ainda, que o protetor deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado pelo menos a cada duas horas. Já o filtro solar deve ser passado diariamente e em crianças, com orientações de um médico, e pode ser usado já a partir dos seis meses de vida.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://bit.ly/2usPnPJ)  

Imagem: https://www.vencerocancer.org.br/