Em 10 anos, cerca de 33 mil pessoas morreram de câncer de pele no Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 30% de tumores malignos são na pele

Mais de 77 mil pessoas foram diagnosticadas com tumores malignos de pele no Brasil entre 2013 e 2019. Os dados são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e apontam ainda que os idosos são os mais atingidos, com um total de 67% da população. 

Entre 2008 e 2017, cerca de 33.339 pessoas morreram no Brasil em decorrência da doença. O estado de São Paulo foi o que teve mais mortes por este tipo nos últimos 10 anos, registrando 7.668 casos, seguido por RS, MG, PR e RJ.

No país, os dados apontam ainda que atualmente o câncer de pele é o mais frequente e responde por 30% dos diagnósticos de tumores malignos. Pessoas com a pele clara, que têm histórico familiar deste câncer e que são sensíveis à ação do sol, normalmente são as mais atingidas.

Tipos de Tumores

O tipo de tumor mais frequente é o não-melanoma, que é maligno, mas, apesar disso, se detectado precocemente, tem grandes chances de cura. Já o melanoma é o mais grave. Ele tem grande potencial de disseminar para outros órgãos e corresponde há 3% dos cânceres malignos da pele.

Dicas importantes

Para maior prevenção, é preciso usar filtro solar, óculos com fotoproteção, usar roupa adequada com UVA e UVB e evitar pegar sol entre as 10 e 16 horas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://bit.ly/2vh2rr6)

Imagem: https://www.4oito.com.br/