Eczema Atópico ou Dermatite Atópica?

Na verdade, são a mesma doença, que tem tratamento que diminui os sintomas

 

O Eczema Atópico, ou Dermatite Atópica, é uma dermatose inflamatória, pruriginosa (que provoca coceira) e com muitos fatores envolvidos. Comum em crianças, a doença está relacionada a outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras. 

Uma em cada três crianças que têm a doença também tem asma ou rinite alérgica.

A inflamação que provoca o eczema atópico é uma resposta do sistema imunológico e não se sabe ao certo do porquê ela ocorre. A suspeita é de que fatores externos e genéticos estejam envolvidos. Se um ou ambos os pais têm uma delas, as chances de que seus filhos tenham é bem grande.

Dentre os fatores externos que mais influenciam os episódios alérgicos estão os medicamentos imunossupressores, climas muito quentes ou muito frios, estresse, áreas metropolitanas ou com baixa umidade, exposição a agentes que desencadeiam alergias, como alguns tecidos sintéticos, ácaros, perfumes e níquel em joias.

Os sinais e sintomas da doença podem atingir qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas áreas de flexão dos cotovelos e joelhos, além de pescoço e punhos. Mesmo se manifestando intensivamente durante a infância, é normal que alguns episódios de eczema possam ocorrer ao longo da vida. 

Os sinais mais frequentes são pele seca (xerose), prurido (incômodo na pele) quase que constante e que geralmente piora com o suor. Além de pequenas fissuras e/ou pequenas bolhas no local da coceira facilitando infecção secundária.

A doença é crônica, ou seja, não tem cura, mas algumas práticas ajudam a mantê-la sob controle. É preciso evitar banhos muito quentes, lavar constantemente as regiões afetadas e manter distância de alimentos, objetos e ambientes que podem causar alergia e coçar as feridas. 

É recomendado usar sabonete neutro, sem perfume, e um hidratante adequado para o tipo de pele. Para cada caso, a avaliação médica é crucial.

 

Fonte: Pfizer

Imagem:Opas.org