Com o fim do período chuvoso, vem o anúncio de que o nosso verão começou. Fazemos parte do Verão Amazônico, por isso enquanto que o restante do país celebra o frio, a população que vive na região norte precisa ficar atenta às medidas de proteção contra a exposição exagerada à luz solar. Um dos perigos a ser evitado é o do câncer de pele.
Fator de proteção solar
Vai sair de casa? Use camisas leves que tenham mangas compridas, óculos de sol, chapéu de aba larga e calças com proteção UV. Procure no rótulo das roupas se elas possuem fator de proteção ultravioleta (UPF).
Mas só as roupas não são o suficiente: proteja a pele com um filtro solar resistente à água com FPS 30 ou superior. É importante aplicar o protetor mesmo em dias nublados. Lembre-se de passar o filtro no topo da cabeça, orelhas, pescoço e pés. Refaça o processo a cada duas horas.
Prevenção
Procure um dermatologista para fazer exames regulares na pele. Mas você também pode realizar alguns mais simples em casa, sempre observando o aparecimento de manchas escuras irregulares e que crescem, além de coceira ou sangramento. Quanto mais cedo o câncer de pele for detectado, mais fácil é o tratamento.
Evite o uso de câmaras de bronzeamento, porque elas danificam a pele. Quanto mais esse dano aumenta, mais rápido é o envelhecimento da pele, o que aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele, como o melanoma, a forma mais letal da doença.
Fonte: American Academy of Dermatology (https://bit.ly/3uRDoEf)
Imagem: Proxis