A pele é o maior órgão do corpo humano e, como tal, deve ser bem cuidada. São várias as situações nas quais os fatores externos podem danificá-la e ocasionar enfermidades.
Uma delas é a higiene. É sempre muito importante manter a pele limpa de agentes poluentes e remover impurezas que se acumulam durante todo o dia. O ideal é fazer isso no período da noite, antes de dormir.
Cada tipo de pele necessita de um sabonete específico: peles oleosas pedem os adstringentes; sabonetes líquidos com pH neutro para peles secas e normais. Vale lembrar também da ação complementar feita com loção ou creme de limpeza.
O uso diário de hidratantes mantém a pele protegida da descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. E cada pele precisa de um hidratante específico.
A hidratação com produtos só funciona pelo lado de fora, por isso é preciso se hidratar por dentro! Beba muita água, mantenha uma dieta rica em frutas, verduras e fibras e evite exposição excessiva ao sol.
Ao sair de casa, esteja preparado: use e abuse de protetores solares que bloqueiam a radiação UVA e UVB nocivas à pele. Escolha filtros com Fator de Proteção Solar (FPS) alto, que devem ser aplicados ao longo do dia, a cada duas horas, e não só em dias de sol, mas quando estiver chovendo ou nublado também.
O uso do filtro solar deve ser incrementado com a ajuda de roupas, chapéus e óculos escuros apropriados. Não deixe de consultar seu dermatologista de confiança regularmente.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://goo.gl/T52r5A)
Imagem: https://static.biologianet.com/