Mesmo com a vacinação bem avançada, os casos de reinfecção com as novas variantes do coronavírus cresceram nos últimos meses, atingindo vacinados e não vacinados.
E além dos sintomas clássicos (febre, tosse seca, dor de garganta), muitas pessoas manifestaram alterações antes, durante e, a maioria, depois da fase em que estiveram com a doença.
Esses sinais surgem com mais frequência nas duas primeiras semanas após os primeiros sintomas gerais, podendo ainda aparecer até quatro semanas depois.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os sintomas mais comuns da Covid-19 na pele são urticárias (coceiras), manchas avermelhadas e arroxeadas, principalmente na região do tórax.
Pode ser um primeiro sinal de alerta
Ainda de acordo com a SBD, pesquisas mostraram que as lesões na pele podem aparecer até mesmo antes dos sintomas clássicos – geralmente três dias, podendo ser um indicativo da presença da doença no corpo.
Nesses casos, a urticária é o quadro mais frequente.
Contudo, busque um especialista
Dr. Silvestre Silveira, da Clínica Suprema de Araguaína, reforça que as manchas na pele não são sintomas muito específicos da doença, por isso é necessário buscar ajuda médica.
“Pode ser resultado da doença, de alguma medicação que o paciente está tomando ou até mesmo qualquer outra coisa sem relação com a Covid. O mais indicado, na verdade, é fazer uma avaliação mais detalhada”.
Imagem: https://saude.abril.com.br/