Higienização correta e manter tratamentos ativos são algumas das indicações
Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), várias informações sobre casos suspeitos, confirmados e mortes começaram a circular pela internet, seja em redes sociais ou por aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp. São tantas informações chegando ao mesmo tempo que fica difícil saber quando aquilo é verdade ou uma “fakenews” criada para desinformar o cidadão.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta a população sobre o perigo das notícias falsas e explica que está atenta a todas as informações sobre o novo coronavírus. Diversos protocolos e orientações estão sendo desenvolvidos para dermatologistas e pacientes. Dentre eles, é necessário citar:
- Água e sabão diminuem o tempo de vida do novo coronavírus, além de ser a principal forma de desinfectar a pele em geral. Intensifique a lavagem, principalmente do rosto, mãos e braços.
- O álcool em gel 70% é um importante aliado na prevenção contra a Covid-19. Só é preciso tomar cuidado com o seu uso em excesso, pois ele resseca a pele. Nunca utilize o álcool de limpeza doméstica. Está longe de água corrente e sabão? Utilizei álcool em gel 70%.
- Se só for possível usar o álcool em gel, o ideal é seguir o passo a passo: 1° Passar o álcool em gel 70%; 2° Utilizar um hidratante; 3° Aplicar o protetor solar; 4° Passar o repelente; 5° Só agora pode passar os cosméticos.
- Pacientes com hanseníase não precisam parar o tratamento. Não existem estudos científicos disponíveis de interações do coronavírus com os protocolos clínicos da doença. O mesmo vale para as pessoas em tratamento contra a acne.
- Não precisa retirar a barba, mas redobre a higiene da região e utilize muita água e sabão. O mesmo vale para os cabelos: mantenha os fios limpos.
Em caso de dúvidas, você pode ligar gratuitamente para a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) pelo telefone 136. Também é possível se informar por meio de canais de comunicação oficiais, como o Ministério da Saúde (MS), secretarias municipais de saúde e sociedades médicas de especialidades, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://bit.ly/2V5srPD)
Imagem: Portal Aratu