As fases de crescimento (e queda) dos cabelos

De 50 a 100 fios caem normalmente todos os dias

 

Para entender o porquê do cabelo cair, é preciso saber como ele cresce e se desenvolve. Quem produz e faz crescer um fio capilar é uma estrutura anatômica chamada de folículo piloso. 

O cabelo é composto de um conjunto de proteínas que formam a queratina, a mesma substância da qual é feita as unhas. O cabelo humano obedece um padrão cíclico de crescimento seguido de descanso.  

Ao todo, existem três fases neste ciclo contínuo que é o crescimento dos cabelos.

 

  1. Anágena: É o período de crescimento que dura entre dois e oito anos. 
  2. Catágena: De duas a quatro semanas, o folículo capilar passa por uma fase de degradação. 
  3. Telógena: Um período de repouso que dura de dois a quatro meses.

 

Quando o fio de cabelo atinge o próximo ciclo (anágena), o novo fio começa a surgir e expulsa o antigo que estava em repouso (fase telógena). Esse tipo de queda é normal e não está relacionada à calvície. 

De 50 a 100 fios caem todos os dias após a fase telógena, é completamente normal e faz parte da vida capilar. Quando caem, novos fios os substituem. Cerca de 10% dos fios do couro cabeludo estão na fase de repouso e podem cair a qualquer momento.

O uso de medicamentos, quimioterapia, radioterapia, exposição a substâncias químicas, fatores hormonais e nutricionais, doença de pele generalizada ou local, doenças de tireóide e stress são alguns fatores que pode afetar o ciclo de crescimento do cabelo causando a perda permanente (alopecia), ou temporária. 

 

Fonte: Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (https://bit.ly/3hpqUgN)

Imagem: Freepik