Dentre os sintomas mais comuns, a perda de cabelos ocupa a quarta colocação
Após a infecção pela Covid-19, muitos pacientes notaram a permanência de sintomas da doença mesmo depois de recuperados, como a perda de olfato, baixa capacidade respiratória, dentre outros. Só que tem um sintoma que tem aparecido depois da recuperação: a queda de cabelos.
Acontece que a perda de fios não é exclusiva dos casos de Covid. Em diversas infecções graves, como a pneumonia, o mesmo fenômeno pode acontecer cerca de dois e três meses após a recuperação do paciente.
Sintoma que requer atenção
Pesquisadores estrangeiros de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia revelam que a queda capilar tem acontecido cerca de seis a oito semanas após a doença. Dentre os sintomas pós-recuperação mais relatados pelos pacientes, a calvície ocupa a quarta colocação.
Os pesquisadores analisaram estudos sobre o tema que envolveram um total de 48 mil pacientes. Os quadros mais recorrentes são: Fadiga (58%), dor de cabeça (44%), dificuldade de atenção (27%), perda de cabelo (25%) e falta de ar (24%).
Outras relações da doença com a queda de cabelo
A febre alta é um dos sintomas da Covid, dessa forma, pacientes que apresentaram episódios de febre alta ou quadros mais graves podem relatar mais queda de cabelo. Há outros fatores que “ativam” essa perda capilar, como o estresse causado pela doença, o emagrecimento repentino e até mesmo a redução da oxigenação do folículo capilar.
A tendência, porém, é de retomada dos fios. Por não ser uma queda que deixa cicatrizes, o paciente vai ter uma perda repentina, mas vai recuperar os fios um tempo depois.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (https://bit.ly/3ofPW6H)
Imagem: Bonde.com.br